AgTech: o futuro é hoje!

2019-11-06T20:18:32+00:00 abril 29th, 2019|Localização, Tradução|

Conheça como as tecnologias aplicadas ao agronegócio estão revolucionando a produção de alimentos e por quê a tradução é tão importante neste mercado.

As AgTech ou novas tecnologias aplicadas ao agronegócio

Aquela imagem do produtor agropecuário lavrando a terra quase sem ferramentas ou tecnologia alguma já ficou no passado: a moda agora é o uso de ferramentas modernas desenvolvidas pelas AgTech, empresas de tecnología aplicada ao agronegócio.  

Os produtores do século XXI tem um vasto leque de opções para se ajudar na tomada de decisões, desde os sensores e monitores das já tradicionais máquinas agrícolas ao uso de drones ou software e processos biotecnológicos, além das informações disponibilizadas na internet respeito à meteorologia, imagens de satélite dos solos e mais. Esse grande volume de dados é aproveitado pelas tecnologias AgTech, que analisam e põem em contexto aquelas informações para possibilitar a sua aplicação ao serviço da produção. No passado, era a presença do produtor no campo (aquele ditado: o olho do dono é que engorda o boi), mas hoje em dia são as tecnologias aplicadas ao agronegócio as que conseguem otimizar o rendimento da produção de maneiras antes inimagináveis. Para ajudar no desenvolvimento do agronegócio em outras regiões do mundo, essas tecnologias estão sendo traduzidas para um sem número de línguas.

Tecnologia e sustentabilidade

As empresas e start-ups de AgTech estão desenvolvendo soluções que atingem os mais diversos setores e problemáticas da atividade produtiva: análise e mapeamento do solo, monitoreo aéreo do gado e dos cultivos, controle de pragas, marketplaces, métodos disruptivos para plantação, cultivo e criação de animais, tecnologias de monitoramento e processamento de dados, drones e robôs para a aplicação de fertilizantes e plantação, gerenciamento de atividades da agropecuária, dentre outros. A aplicação da tecnologia ao benefício da produção também é conhecida como agricultura de precisão e tem um impacto ambiental positivo direto pela utilização consciente dos recursos, evitando o desperdício da água e reduzindo a quantidade de agrotóxicos utilizada em cada safra. Desta forma, o produtor pode otimizar a aplicação de insumos e aumentar a produtividade de cada hectare de maneira sustentável.

AgTech na região e a importância da tradução

As Américas estão se convertendo no pólo do desenvolvimento tecnológico de AgTechs, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil, na Argentina e no Chile. Diversos fundos de investimento estão olhando para a crescente indústria e centenas de empresas de AgTech já receberam um impulso econômico para começar suas operações. Nos Estados Unidos estão se desenvolvendo pólos tecnológicos nas regiões de Iowa, Missouri e Tennessee. Na América Latina há mais de 500 startups, das quais pelo menos 300 estão localizadas no Brasil. Desde 2016, o pólo tecnológico do Vale do Piracicaba, no Estado de São Paulo, é conhecido como o AgTech Valley, pela quantidade de empreendedorismos do AgTech na região. Nesse contexto, a comunicação entre os investidores, produtores e desenvolvedores da região é essencial para promover os intercâmbios de pesquisas, conhecimentos e descobrimentos inovadores e estabelecer laços comerciais entre os referentes da indústria. Já não faz sentido permanecer isolados: a tradução faz a ponte que comunica os atores importantes da região entre eles e possibilita intercâmbios comerciais e de conhecimento inestimáveis.

Um futuro promissor

Certamente, as tecnologias AgTech chegaram para ficar. Com o aumento da população mundial e as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, a noção de conseguir fazer com que se produza mais no menor espaço, com maior eficiência e menor gasto de recursos ambientais é altamente atrativa para fundos de investimento interessados em obter um ganho econômico e, ao mesmo tempo, gerar um impacto positivo numa problemática crescente. As empresas de AgTech são ótimos exemplos da aplicação da tecnologia para sortear problemas futuros, hoje. As problemáticas a serem tratadas são vastas e variadas, mas as empresas de AgTech estão demonstrando estar à altura do desafio.

 

Desde a Win & Winnow, facilitamos a comunicação entre as empresas do agronegócio, seus clientes, os produtores agropecuários e o público em geral para promover o desenvolvimento da indústria, a divulgação dos novos descobrimentos e a utilização de tecnologias de impacto positivo no ambiente. Para mais informações, entre em contato ou peça uma cotação.

Coneça os nossos serviços

PEÇA UMA COTAÇÃO!

Entre em contato!

Receba o nosso Newsletter